Assinatura RSS

Vídeo Aula 20

Publicado em

Violência e Educação

A presente vídeo-aula se debruça sobre o delicado tema da “violência e educação”. Sabendo das diferentes origens, e de seu caráter difuso e de suas formas diversas, fica a pergunta: O que a escola pode fazer para lidar com as situações de violência em seu cotidiano?

Apresentada como enfraquecedora do diálogo, aparece na forma de discussões, brigas, roubos, bullying, depredação de patrimônio. A queixa contra ela também é difusa, partindo de professores, gestores, alunos, agentes de organização, etc.

 Há a questão das violências no entorno da escola, originada em gangues, no tráfico de drogas, bem como a questão da violência familiar, sendo que por todas as cidades brasileiras não são pequenos os números de assaltos, crimes e estupros, para os quais o poder público e sociedade civil necessitam de políticas públicas, diretrizes  e instrumentos para lidar.

A escola não possui o poder de lidar com todos estes problemas. Para muitas ocasiões, precisará de articulações ou até mesmo delegar a situação para outras instâncias. Mas cabe a instituição escolar, com discurso, atitudes e exemplos, educar para a cidadania e para as soluções dialogadas, que apontem para uma cultura de paz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: